sábado, 22 de agosto de 2009

MUSEU REGIONAL DE AREIA



Esta é a Casa Paroquial!
















O Museu Regional de Areia é uma realização do incansável Mons. Ruy Barreira Vieira, ex-vigário da cidade, um entusiasta admirador das tradições da terra.

Cearense de nascimento, mas paraibano de coração, Padre Ruy atuou em diversos campos, destacando-se com as suas obras na esfera eclesiástica, educacional, social e cultural. Nascido em 24 de julho, de 1921, na cidade cearense de Jaguaribe e filho de pai paraibano, veio morar na Paraíba com apenas dois meses de idade, na cidade de Itaporanga. Em 1932, foi morar na cidade de Picuí e, dois anos depois, no dia 4 de fevereiro de 1934, ingressou no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, onde recebeu a batina e iniciou sua formação sacerdotal. Trabalhou em várias cidades, mas, foi na cidade de Areia onde deixou seu maior legado.

Preocupado com a formação escolar da população, Padre Ruy fundou várias escolas na cidade de Areia reunindo-as, posteriormente, no Grupo Escolar Carlota Barreira, em homenagem à sua mãe. Hoje, o grupo atende a mais de 2.000 alunos do primeiro ao segundo graus. Padre Ruy também fundou o Artesanato Dom Adauto para formação profissional dos jovens do município. Nesse artesanato eu aprendi muito em termos de artes manuais, como por exemplo: Crochê, tricô, bordados, tapeçaria etc. Ali também funcionavam cursos de tipografia, marcenaria, mecânica e sapataria.

Entre suas obras no setor social destacam-se a construção de cinco centros sociais rurais e seis centros sociais urbanos. Ele também fundou a Creche Carminha Sousa e o Albergue Pedro Semeão, voltado para o idoso, e ainda realizou as Semanas Ruralistas.

Padre Ruy foi membro do Instituto de Genealogia e Heráldica e da Academia de Letras de Campina Grande e ainda foi sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano.

A cultura paraibana também recebeu de Padre Ruy tratamento e contribuição especiais. Num prédio contíguo à casa paroquial, com esforço e muita paciência ele organizou o Museu Regional, que guarda e resgata momentos importantes da história da Paraíba, com acervo de documentos históricos, quadros, objetos de uso pessoal e familiar, entre outros. No pavimento inferior há um amplo e moderno auditório e no superior a Biblioteca Ministro José Américo de Almeida com suas estantes repletas, que ostentam os nomes de personalidades ilustres na história de Areia. Em seguida vem o Museu com seu acervo de grande valor histórico, artístico, cultural e científico, pois apresentam, com impressionante versatilidade, vários setores onde se encontram presentes a Antropologia Cultural e Física, as Artes Gráficas, a Armaria, as Artes Plástica, a Iconografia, a Mineralogia, a Paleontologia, além de maquinaria, vidros, cristais, opalinas, mobiliário e objetos de uso diverso. Lá se encontrava o Trono Episcopal (João Pessoa) ricamente trabalhado e perfeitamente conservado, o berço do líder abolicionista Manoel da Silva, seu diploma de farmacêutico, a maleta de Pedro Américo que ainda conserva as estiquetas européias, testemunha de suas viagens, fotografias de imenso valor histórico inclusive da imemorável gameleira em todo se apogeu, das ruas da cidade com sua arquitetura original, personalidades ilustres, bandas de música já extintas, etc. O Museu Regional é um empreendimento digno de ser admirado, cujo patrimônio deve ser preservado a todo custo e se possível ampliado, como fonte de pesquisa e exemplo de civismo.

Durante toda a minha vida em Areia, Padre Ruy foi o meu orientador espiritual. Escolhido por Deus para o ministério sacerdotal, desempenhou com muita dignidade, respeito, amor ao próximo e amor a Deus, a tarefa colocada em suas mãos.

Tenho certeza que nos seus últimos dias de vida (coincidentemente, muito perto de mim aqui no Bessa em João Pessoa), ele teve tempo suficiente para refletir, e, como o apóstolo Paulo assim dizer: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia"(II Tm.4:7-8).
E como desígnio de Deus, Padre Ruy parte para sua morada celestial, aos 87 anos de idade, conforme postagem acima... É isso ai! Padre Ruy, foi um homem de Deus e deixou aos filhos de Areia o legado de um fruto permanente de amor e bênçãos.



Nenhum comentário: